RaçaCurraleiro Pé-Duro
Patrimônio genético brasileiro com mais de 500 anos de história, adaptação e resistência ao clima do Nordeste.
Manso
Temperamento
Nordeste
Origem
Premium
Carne
Raça bovina nativa brasileira, originada nos vales dos rios São Francisco e Parnaíba. Caracteriza-se por ser de caráter manso, sexualmente precoce, fértil e longevo, suportando calor extremo e pastagens ácidas.

Sobre a Raça
Produção e Futuro
História da Raça
O Curraleiro Pé-Duro é uma raça bovina nativa brasileira que se originou inicialmente no Nordeste Brasileiro, principalmente nos vales dos rios São Francisco e Parnaíba, sendo criada também em outros vales dos afluentes desses rios e em vales de outros rios do Nordeste.
A origem ancestral advém da introdução de vários tipos de animais da Península Ibérica, em sua maioria de Portugal, e também de animais oriundos das colônias portuguesas na África: Angola, Guiné, Moçambique, Ilha de Cabo Verde (arquipélago - entreposto comercial), além de animais de outras ilhas, como a da Madeira e as do Arquipélago dos Açores.
A entrada dos animais se deu inicialmente por São Vicente (1532), seguida de introdução em Pernambuco (1536) e Bahia (1542). A concentração inicial ocorreu nos sertões de Bahia e Pernambuco, notadamente ao longo do vale do Rio São Francisco, cognominado de "Rio dos Currais".
Formação da Raça
Desde tempos coloniais, a raça CPD foi formada em duras regiões: a Caatinga e o Cerrado. Cresceu e multiplicou-se sem pastagens perenes de alto valor proteico, convivendo com alta insolação, elevadas temperaturas e frequentes períodos prolongados de seca, passando por um rigoroso processo de seleção natural que moldou suas características únicas.
O Piauí tornou-se o maior produtor e exportador de gado em pé e de charque, além de couro e pelames. Com a formação de charqueadas no Piauí e Ceará (vales do Acaraú e Aracati), consolidou-se uma raça única no mundo, moldada pelo meio ambiente hostil.
Patrimônio Cultural
A raça foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Estado do Piauí através do Decreto 13.765 de 20/07/2009, destacando sua importância histórica e cultural para a região.
O nome "Pé-Duro" origina-se da capacidade desses animais de percorrerem longas distâncias em terrenos acidentados e áridos, mantendo-se firmes e resistentes. Já "Curraleiro" refere-se ao sistema de criação em currais típicos do sertão nordestino e ao "Rio dos Currais" (Rio São Francisco).